segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tédio


Segundo a observação do filósofo William James,
“o tédio resulta de se estar atento à própria passagem
do tempo”.

Não sei se há algo mais chato do que tédio. Você vai ao banco e tem que enfrentar aquela fila, há somente dois caixas/guichês abertos, o tempo realmente parece ser diferente naquele local, você acha que passou 10 minutos mas na verdade só se passaram 3 minutos.
E quando você vai se encontrar com alguém e chega uns 30 minutos antes só pra ter certeza de que você foi o primeiro a chegar, parece uma eternidade.
O tédio mais ridículo que existe é você estar em frente ao computador e estar não ter nada pra fazer. As pessoas no msn conversam com você até a parte do "também não tenho nenhuma novidade". Após isso uma pergunta randômica aparece a cada meia-hora.
"Tomara que chova hoje".
"É mesmo não aguento mais esse calor".
E as músicas da playlist tocando, até que chega a parte que começa a repetir, então surge o momento em que você fecha o player porque saturou por uns minutos de ouvir música.
Eis que surge aquele amigo no MSN dizendo:
"Não to afim de ficar suando em casa, vamos fazer alguma coisa?"
"Opa eu topo, mas o que?"
"Não sei, só sei que eu não quero ficar em casa"
E aí se vai um bom tempo analisando o que pode ser feito, o que é necessário pra ser feito.
Mas às vezes você da na sorte de encontrar pessoas falantes que te mantem entretido em uma história ou conversa por um longo tempo.
Eu sou uma pessoa que depois de um tempo não tem mais assunto pra puxar, porque uma hora as idéias acabam, mas é legal quando os outros te contam uma história que te lembra outra história, então fica naquela troca de histórias interminaveis e quando vê 3 horas passam como se fossem uns 15 minutos.
Parece injusto que quando fazemos algo que gostamos o tempo voa e quando estamos envolvidos em algo chato, de que não gostamos demora séculos, mas na verdade o tempo passa igualmente em ambas situações.
Quando saio pra tomar refri com os meus amigos, ou quando o pessoal se reuni nos finais de semana, o tempo voa. Agora quando tu trabalha e o teu serviço não te ocupa muito é uma eternidade, quando tu fica com fome, parece que tu não está comendo por longos anos.
É realmente algo interessante essa noção de tempo.

Nenhum comentário: